segunda-feira, 8 de outubro de 2012


Nelore Hemppa é bicampeã da Expo Rio Preto
Avaliada em R$1,5 milhão, animal foi escolha unânime dos juízes para o título de Grande Campeã Fêmea
A Nelore Hemppa, da Fazenda Porto Seguro, foi a vencedora do Grande Campeonato de Fêmeas da Expo Rio Preto. Este é o segundo ano consecutivo que o animal conquista o prêmio, mais um para o seu currículo que já acumula vitórias em oito etapas e duas medalhas de ouro no Campeonato Nacional.
Na quinta-feira, 04, Hemppa já havia vencido o Campeonato Fêmea Adulta e voltou à pista de julgamentos na tarde de ontem, 05, para disputar o Grande Campeonato. Escolha unânime dos três juízes avaliadores, a vaca ainda acumulou mais 45 pontos para o ranking nacional.
“Temos que julgar as fêmeas como fêmeas, então o quesito feminilidade é muito importante. Delicadeza, desenho de crânio bonito, desenho do cupim, pescoço mais longo e harmônico, linha dorso muito convexa e com limpeza de passagem foram alguns dos quesitos que nos fizeram escolher este animal”, afirmou Conrado Giraldi, um dos avaliadores da competição.
A Reservada Grande Campeã foi o animal Bravesh Fiv Agro, de José Carlos C. M. Bumlai. Com 22 meses e 829 kg, a vaca já havia ganhado o Campeonato Fêmea Jovem, também na quinta-feira e ficou com o segundo título nas avaliações gerais.
Já entre os touros, o vencedor do Grande Campeonato Machos foi o animal Nasik Fiv da Perboni, de propriedade de Marcelo Perboni. Com 1282 kg e 35 meses, ele foi o vencedor entre da categoria Touro Sênior e, em seguida, venceu a disputa geral.
“Em termos raciais, ele tem chifres grossos e fortes, cupim definido, paleta superior que sustenta bem sua lida, assim como uma costela mais arqueada. Um ótimo exemplar da raça Nelore”, comentou o juiz.
O Reservado Grande Campeão entre os touros foi o animal Espartago Fiv FNT, de Paulo Afonso F. T. Júnior. Animal de 27 meses e 1133 kg, foi também o vencedor do campeonato de Touro Jovem, antes de participar da avaliação geral.
A sexta-feira contou ainda com julgamentos da raças Nelore Mocho e Tabapuã. O evento, que começou no dia 04, segue até o próximo domingo, 14, com julgamentos de outros raças, leilões e torneio leiteiro.

Foto: André Silva