sexta-feira, 5 de outubro de 2012


Animal de R$ 1,5 mi vence Campeonato Nelore Adulta da Expo Rio Preto
Vaca da raça Nelore levou um dos principais prêmios dos julgamentos de quinta-feira
O primeiro dia de julgamentos (04) da Expo Rio Preto terminou com quatro campeãs da raça Nelore, divididas nas categorias Fêmea Menor, Fêmea Maior, Fêmea Jovem e Fêmea Adulta. Entre os destaques esteve a vitória da vaca Hemppa, avaliada em R$ 1,5 milhão, que foi a vencedora entre as representantes de fêmeas adultas.
Escolha unânime entre os juízes, com 931 kg e quase três anos de idade, o animal é duas vezes medalha de Ouro do Campeonato Nacional da raça e já venceu oito etapas da disputa. Com esta vitória, Hemppa acumula mais 45 pontos para o ranking nacional e se classifica para a disputa do Grande Campeonato de Fêmeas, podendo ganhar mais um título para seu currículo.
“A Hemppa apresentou uma composição de massa muscular e lateralidade mais desenvolvida que as demais candidatas. É um fêmea que mostra com perfeita clareza as principais características da raça como beleza racial, comprimento, feminilidade e equilíbrio. Um perfeito exemplar da raça Nelore", afirmou Ademir Jovanini, um dos jurados do evento.
Já entre as representantes de Fêmea Menor, a vencedora foi Beka Fiv da Sabiá, animal de meia tonelada com 12 meses de idade, da fazenda do Sabiá LTDA. A Reservada Campeã de Novilha Menor foi o animal Censura Fiv HVP, de propriedade da Agropecuária Vila dos Pinheiros LTDA.
No Campeonato Novilha Maior da Raça Nelore, a campeã foi Hallana Fiv SBX, animal da Agropecuária Santa Barbára Xinguara S/A, que acumulou mais 40 pontos para o ranking nacional. A reservada campeã foi Amapola Te Da Mafra, de Carlos A. Mafra Terra Junior, animal de 20 meses e 791 kg.
Bravesh Fiv Agro JB, de José Carlos Costa Marques Bumlai foi a vencedora entre as novilhas jovens, seguida pela reservada campeã Safira Terramata, da Terramata Agropecuária LTDA.
Entre as Nelores Fêmeas, haverá ainda a disputa do Grande Campeonato de Nelore. Amanhã começam as disputas entre os Nelores Machos, a partir das 8h no Recinto de Exposições e seguem até as 18h. Nesta sexta-feira haverá ainda o primeiro dia de julgamento de gados Tabapuã, durante o dia, e show da dupla Fernando e Sorocaba a partir das 23h.

Foto: André Silva