quinta-feira, 4 de outubro de 2012


Gado leiteiro com maior crescimento no Brasil participará de exposição e leilão na Expo Rio Preto 2012
O Gir Leiteiro é a raça de bovino leiteiro que apresentou o maior crescimento no número de registros no Brasil na última década e fará parte da grade de exposição e leilão da Expo Rio Preto .
Entre as três raças de gado leiteiro que estarão expostas e em julgamento na 51ª Expo Rio Preto 2012, o Gir Leiteiro se destaca por apresentar um crescimento de 400% no número de animais registrados no curto período de 11 anos.
Conforme a ABCZ – Associação Brasileira de Criadores de Zebu, o número de animais registrados de Gir Leiteiro passou de 6.009, no ano de 2000, para 29.827, em 2011, recorde histórico da raça.
No mesmo período, o rebanho da raça Holandês teve um decréscimo, já que em 2000 havia cerca de 96 mil registros, enquanto em 2011 o número foi de 52 mil (fonte: ABCBRH - Associação Brasileira de Criadores de Bovinos da Raça Holandesa). A outra raça de bovino leiteiro que estará presente é o Girolando, que no mesmo período apresentou crescimento de aproximadamente 90%, passando das 51.600 cabeças em 2000 para pouco mais de 97 mil registros em 2011 (fonte: Associação Brasileira de Criadores de Girolando).
A razão principal para que o Gir Leiteiro seja destaque no mercado brasileiro é a preferência na utilização da raça nos cruzamentos com gado leiteiro europeu, atendendo plenamente às exigências atuais da pecuária leiteira. Características como a rusticidade, vigor e docibilidade também contribuem diretamente neste crescimento e na expansão para todo o País, o que acaba influenciando diretamente na produção de leite de qualidade a baixo custo.
De acordo com Fausto Cerqueira, coordenador técnico de logística e exposições da ABCGIL, o peso médio de um animal da raça é de 550 kg e a sua alimentação é a base de volumoso (silagem de milho) e concentrado (rações balanceadas). Fausto também salienta que há criações expressivas de Gir Leiteiro em todo o Brasil, mas que os estados que concentram a maior parte dos rebanhos são Minas Gerais, São Paulo e Goiás.
Para quem quiser saber mais sobre o Gir Leiteiro, a 51ª. Expo Rio Preto 2012 sediará a 3ª Exposição de Rio Preto da raça. Ranqueada pela ABCGIL, a apresentação acontece nos dias 11 e 12 de outubro. Estarão presentes 120 animais dos principais criadores brasileiros para o julgamento e o evento somará pontos para o ranking brasileiro.
O Gir Leiteiro ainda participará da primeira edição do Leilão de Gado Leiteiro da Expo Rio Preto. A novidade acontece no dia 13 de outubro a partir das 16h. Além dessa espécie, o Leilão ainda terá as raças Girolando e Holandês.