quinta-feira, 11 de outubro de 2012


Melhor criadora de cavalos Mangalarga do Brasil levará seus animais para a Expo Rio Preto
Criadora de Monte Azul Paulista vai apresentar alguns de seus 80 cavalos na Exposição
A Expo Rio Preto 2012 vai sediar a primeira etapa do Ranking 2012/2013 de cavalos Mangalarga. Os julgamentos começam nesta sexta-feira, 12, e continuam no sábado, 13. Na oportunidade, a melhor criadora da raça vai apresentar nove cavalos de sua tropa.
A Zootecnista Joseane Matta cria cavalos Mangalarga há cerca de 22 anos. Uma paixão que começou ainda criança, quando adorava frequentar fazendas para montar os cavalos, virou uma profissão. “Sempre gostei de montar, mas a opção de começar a criar cavalos foi minha. Optei pelo Mangalarga pela beleza, andamento cômodo e por ser um animal dócil”, comente a criadora.
Ela é a proprietária do Haras Araxá, que fica em Severínia, São Paulo. A qualidade de seus cavalos é resultado de uma fórmula que reúne paixão e trabalho. Hoje, o Haras é um dos mais bem sucedidos da raça, com inúmeras premiações em exposições, tanto no quesito morfologia quanto em andamento. Neste último fim de semana a criadora foi agraciada com o Título de Melhor Criadora da Raça do Ranking 2011/2012. “Fico feliz de ter meu trabalho reconhecido”, celebrou Joseane.
Cerca de 80 cavalos Mangalarga estarão na Expo Rio Preto 2012, que vai reunir os melhores criadores da raça do Brasil nos próximos dias. A competição, que é a única de âmbito nacional, vai julgar o melhores animais da raça. O julgamento acontece em duas etapas que serão realizadas nos dias 12 e 13. Na primeira, serão julgados os potros e potras. Na segunda etapa, as éguas e cavalos serão apresentados ao juiz, que é vinculado à Associação Brasileira de Criadores de Cavalos da Raça Mangalarga (ABCCRM). Todos os animais serão apresentados pelos seus respectivos tratadores ou peões. Eles serão analisados pela sua dinâmica, o andar, e pela parte morfológica, o corpo, a beleza do animal. Serão classificados seis animais, sendo que o primeiro colocado ganhará um troféu e 200 reais em dinheiro e o segundo colocado ganha um troféu e 100 reais.

Foto do Arquivo Pessoal de Joseane Matta