quarta-feira, 22 de agosto de 2012

Vila Ecológica resgata elo entre ser humano e natureza no Rancho do Peãozinho em Barretos



A Vila Ecológica, que faz parte do Portal da Sustentabilidade, é uma ação pioneira do Rancho do Peãozinho, na 57ª Festa do Peão de Boiadeiro de Barretos. É nessa área que as crianças aprendem mais sobre a educação ambiental e a importância da reciclagem para o equilíbrio da natureza.
As mini-casas, construídas somente com materiais recicláveis, chamam a atenção da garotada que, também, observa o imenso jardim composto por 6 mil mudas de plantas e troncos de árvores “sem” vida. Nessa cidade sustentável, o solo é permeável e o sistema de drenagem ecologicamente correto viabiliza a captação de água das chuvas reaproveitando-a para regar as plantações. Construídas com resíduos de construção civil, as ruas também possuem sarjetas feitas de postes de iluminação quebrados. “Nossa ideia é trabalhar as gerações futuras para que sejam capacitadas e mudar a realidade que vem pela frente. A mudança de conceito de vida se faz necessária!”, afirma Marony Dutra, engenheira civil e coordenadora do projeto de sustentabilidade no Rancho do Peãozinho.
Na Vila Ecológica, as crianças aprendem a brincar de maneira ecologicamente correta e são estimuladas a despertar o espírito aventureiro para desbravar a natureza de forma inovadora. Também são conscientizadas sobre a importância dos quatro R’s – reciclar, reduzir, repensar e reutilizar. “A natureza trabalha para se renovar e o homem precisa ter essa consciência e incorporar essa ideia. O meio ambiente precisa ser respeitado”, alerta Marony.
Elaine Silva trouxe os seus dois filhos e um sobrinho, da cidade de Guaíra, para conhecer a Vila Ecológica. “Esse espaço está muito interessante e eles estão aprendendo bastante”, afirma a visitante.
A Vila Ecológica ainda está na fase inicial do projeto. Segundo Marony, nas próximas edições da Festa do Peão de Barretos, os visitantes irão encontrar dentro do Rancho do Peãozinho um mini-mundo sustentável, contendo mercado, hospital, shopping, na versão miniatura. Haverá também espaço para adoção de animais domésticos e a construção de um grande viveiro que permitirá às crianças brincarem com as aves. “O objetivo é fortalecer cada vez mais esse espaço, onde as famílias podem se unir num ambiente adequado e seguro. Trata-se do início de um grandioso projeto cujo objetivo é ensinar e conscientizar as gerações futuras sobre as questões ligadas ao meio ambiente, promovendo também o respeito entre o ser humano e os animais ”, conclui Marony.