terça-feira, 21 de agosto de 2012

Mascote do Bem espalha alegria e conscientização na 57ª Festa do Peão de Boiadeiro de Barretos


Símbolo das ações do Universo Bem Me Quer, projeto do ICDH (Instituto de Compromisso com o Desenvolvimento Humano) que tem como objetivo levar a conscientização ambiental para dentro dos eventos de rodeio, o Mascote do Bem tem marcado presença na 57ª Festa do Peão de Boiadeiro de Barretos, seja nos bastidores dos shows e rodeio, nas ruas do Parque do Peão, com as crianças do Rancho do Peãozinho, ou nos camarotes.
O Mascote leva mensagens que divulgam a filosofia do Universo Bem Me Quer, o cuidado com o meio ambiente, o consumo consciente e o respeito aos animais, e tem a missão de divulgar todas as ações realizadas pelo Universo Bem Me Quer no evento. De turistas a celebridades, passando por competidores e profissionais do rodeio, todos fazem questão de posar para fotos ao lado do simpático boneco. Boa parte das pessoas já o reconhecem de outros anos, uma vez que o projeto funciona desde 2005 na Festa de Barretos.
Atuação em 2012
Além do trabalho de acompanhar todas as fases do processo de coleta dos recicláveis da Festa, através dos agentes ambientais cadastrados e assistidos pelo UBMQ, neste ano as ações estendem-se ainda mais e invadem o Rancho do Peãozinho, no espaço de educação ambiental especialmente montando para despertar a consciência ambiental nas crianças.
O Universo de Bem me Quer está presente nas mais importantes Festas Country do Brasil, organizando ações baseadas nos três pilares da sustentabilidade: o ambiental, o econômico e o social. Para isso, o projeto firma parcerias com cooperativas locais, proporcionando um conjunto de ações de coleta, separação e correta destinação dos materiais recolhidos nas festas.
Os agentes ambientais que trabalham recolhendo o material reciclável do evento recebem do Universo Bem me Quer toda a estrutura necessária para auxiliar no trabalho como: alimentação, uniforme, equipamentos de segurança, kits de higiene, além de contar com o Lounge da Reciclagem, espaço destinado para os agentes fazerem a gestão de resíduos, coletados, assistir palestras motivacionais, área para descanso, massagem e até maquiagem, trabalhando também a autoestima deles. São os três pilares funcionando juntos para diminuir o impacto ambiental, gerar fonte de renda e promover a inclusão social!
Consumo Consciente e Respeito aos animais
O Universo Bem me Quer não se preocupa apenas com a sustentabilidade e educação ambiental. A campanha “Repense. Consuma com responsabilidade” é mais uma ação desenvolvida pelo projeto. Ela leva um conjunto de iniciativas que buscam conscientizar as pessoas sobre o consumo consciente, seja de bebida alcoólica, alimentação ou compras.
O Universo Bem me Quer também realiza a campanha “Respeite os Animais! Toda Vida tem o mesmo valor” que conscientiza a importância do tratamento respeitoso com todos os seres vivos e incentiva o carinho com os animais.
Em Barretos essas ações estão sendo implementadas graças a parceria com o Senac, o Minerva, Só Lixeiras, Ambev Recicla, Santarena e Os Independentes.