quarta-feira, 15 de agosto de 2012

Rodeio de Barretos suspende prova de bulldog para este ano

Organizadores da Festa do Peão de Boiadeiro de Barretos (423 quilômetros de São Paulo) comunicaram nesta quarta-feira (15) a suspensão da modalidade bulldog para o rodeio deste ano, que começa amanhã (16) e vai até o dia 26. 

A decisão, confirmada pelo presidente do evento, Hugo Resende Filho, acontece um ano depois da morte de um bezerro, que saiu carregado da arena de Barretos appós participar da prova. O animal sofreu uma lesão de uma vértebra cervical e teve de ser sacrificado. 

Na modalidade, dois cavaleiros trabalham juntos para dominar o bezerro. Um cerca o animal, enquanto o outro salta do cavalo para derrubá-lo, agarrando-o pelos chifres. Vence a dupla que fizer isso no menor tempo possível. 

De acordo com a organização do maior rodeio do Brasil, a suspensão da modalidade foi orientada pelo Departamento de Veterinária do evento por não existirem garantias à saúde dos animais. 

Em 2011, uma representação feita pelo Fórum Nacional de Proteção e Defesa Animal tinha o objetivo de proibir a competição. A promotoria de Barretos, no entanto, arquivou o caso no mês passado. A promotora Adriana Nogueira Franco tomou como base um inquérito que o Ministério Público já havia instaurado. 

Promotoria argumentou que, depois de avaliar pareceres de veterinários e ouvir os responsáveis pelo rodeio barretense, "não se reuniu elementos de convicção suficientes para propor medidas visando sua proibição".