quarta-feira, 8 de agosto de 2012

Rio Bravo: linhagem nobre na Festa do Peão de Barretos


A 57ª Festa do Peão de Barretos, de 16 a 26 de agosto, é mundialmente conhecida por apresentar animais de linhagem nobre - que dão muito trabalho aos peões que pretendem montá-lo - e neste ano não vai ser diferente. Dez filhos do famoso cavalo Rio Bravo irão participar da apresentação de linhagem Genética de Campeão, no dia 18.
Atualmente o garanhão Rio Bravo está com 18 anos de Rodeio e já proporcionou muitas emoções para peões que, mesmo experientes, sucumbiram a ferocidade dessa “máquina quente”, nas provas de Cutiano.
Disputado por diversos compradores, o garanhão foi adquirido em 2001 pela Tropa WR de Novo Horizonte/SP. Natural do estado de Minas Gerais, atualmente o cavalo possui mais de 50 filhos espalhados por todo o país e participa somente de finais de rodeio, garantido muitos pulos, sacolejos e, claro, tombos.
Os filhos do campeão são fruto de cruzamentos específicos com éguas “puladoras” e herdaram a ferocidade de seu pai. Os cavalos da linhagem que vão participar da apresentação são: Dama da Noite, Guaporá, Cowboy Solitário, Noiva, Rocinha, Divisa, Aliança, Herdeiro, Herança, Caraguatá. Seis dos cavalos são fêmeas e quatro são machos.
Os dez competidores que irão participar da Genética de Campeão são: Sidney Pereira Brito (Santópolis do Aguapeí/SP), Emanuel Pinesio (Alfenas/MG), Ari Piovesan Jr (Piracicaba/SP), Jose Leal da Silva Neto (Itanhaem/SP), Marcelo Araujo Amorin (Colina/SP), Ademir de Melo Santana (Novo Horizonte/SP), Antonio Juscelino da Costa (Tiete/SP), Marco Antonio da Silva (Palestina/SP), Fabiano Conceição (Piracicaba/SP), Paulo Henrique Baesso Soler (Balsamo/SP).