quinta-feira, 23 de agosto de 2012

Mulher comanda time de peões pela terceira vez



Cristina Borba Gaspar, 43 anos, é um exemplo de que o público feminino está cada vez mais presente nas arenas de rodeios. A gaúcha, nascida em Gravataí, chamou a atenção dos peões ao ser apresentada como a técnica da equipe do Rio Grande do Sul, líder da Top Brasil 2012 até o momento.

Esta é a terceira vez que a tropeira, dona de uma boiada de 43 animais, participa do rodeio de Barretos (440 quilômetros de São Paulo) como técnica. Sertaneja assumida, conseguiu com o governo de Rio Grande do Sul o reconhecimento do rodeio como esporte profissional no estado. "Desde pequena sou apaixonada pelo universo sertanejo. Gosto de andar descalça sobre a terra, tomar chimarrão e conviver com os animais", disse à imprensa.

Com o objetivo de levar o grupo para o Barretos International Rodeo (as três melhores equipes do Top Brasil 2012 se classificam para o campeonato internacional), Cristina diz não haver preconceito por parte do público masculino. "Somos todos amigos e o relacionamento é muito bom", afirmou.

A tropeira conta que o trabalho de técnico não é fácil. Além de selecionar os melhores competidores do estado, tem de pesquisar sobre os touros sorteados (para qual lado costuma pular, por exemplo) e, dessa forma, selecionar o "peão certo" para o "boi certo".

Para a competição em Barretos, Cristina convocou os peões Rodrigo Almeida, Luiz Gustavo Cozine, Carlos Marcelino Montanha Júnior, Danilo Torres Sobrinho e Denner Barbosa Garcia.

Na primeira noite da competição, Rio Grande do Sul terminou na segunda colocação, com 331,29 pontos, atrás de Pará, com 421,50 pontos. Ontem, 21, somou 576,50 pontos e assumiu a liderança. A disputa termina nesta quarta-feira, 22.

A Top Brasil 2012 é um campeonato de montaria em touros entre os estados brasileiros. A disputa classifica os três melhores times para o Barretos International Rodeo, que começa amanhã, 23, e conta com equipes dos Estados Unidos, do México, de São Paulo, Minas Gerais, Paraná, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e Goiás. Os grupos são formados por cinco competidores.