sexta-feira, 3 de agosto de 2012

DESAFIO DESTACA GENÉTICA DE CAVALOS DE RODEIO NA FESTA DO PEÃO DE BARRETOS


O maior rodeio da América Latina, a Festa do Peão de Barretos, promove no dia 18 de agosto uma apresentação inédita na modalidade cavalo cutiano, a mais antiga praticada no Brasil. 10 grandes competidores vão enfrentar animais filhos do garanhão Rio Bravo, cavalo que fez história no rodeio brasileiro. Rio Bravo pertence à Tropa WR de Novo Horizonte/SP e, atualmente, é o dono de uma linhagem diferenciada de cavalos de rodeio.
Segundo o diretor de Rodeio de Os Independentes, Marcos Abud Wohnrath, o desafio será um dos grandes momentos na arena deste ano. “O Rio Bravo é um cavalo de destaque do meio e o desafio será promissor, pois vamos reunir competidores de cutiano respeitados no Brasil, que vão cavalos de mesma genética e muito parecidos entre si”, avalia.
Os filhos do animal são fruto de cruzamentos específicos. O tropeiro Roberto Biasi explica que os descendentes do Rio Bravo se destacam em todas as apresentações que fazem. "Geralmente os filhos puxam para a mãe o estilo de pulo e a 'braveza' do pai. Tivemos sorte de encontrar o Rio Bravo, que tem essa capacidade de passar várias características do rodeio para seus descendentes”, conta o tropeiro. O processo de cruzamento utilizou cavalos de rodeio com éguas "puladoras" mas já aposentadas. Nesse processo, os descendentes do Rio Bravo foram os que mais se destacaram como competidores.
O Cutiano, após a montaria em touro, é uma das modalidades mais prestigiadas do esporte e começou oficialmente em 1965, em Barretos. Nela, o competidor segura a rédea com apenas uma das mãos, sendo que a mão livre não pode tocar em nada. Assim como na montaria em touro, o peão deve permanecer 8 segundos em cima do cavalo.