quarta-feira, 12 de junho de 2013

SBT Repórter abordou sobre o mundo dos rodeios



O SBT Repórter, do dia 10 de junho, entrou no universo dos rodeios e trouxe ao público curiosidades e esclareceu boatos sobre o mundo country que movimenta bilhões de reais e lança novos talentos todos os anos.
A reportagem foi até a cidade de Jaboticabal-SP, e contou um pouco da história de um dos maiores locutores de rodeio da atualidade, Almir Cambra. O locutor falou sobre os rodeios de antes e de hoje: “Mudou muito. O rodeio se profissionalizou totalmente. Os profissionais levavam tudo muito na brincadeira, hoje vivem disso. Rodeio não é uma moda, é um estilo de vida” explicou Cambra.
A matéria tratou o rodeio como pioneiro nos esportes radicais, pelo nível de risco que os competidores se submetem, além de mostrar montaria, conversou com o bi campeão de montaria em touros, Edevaldo Ferreira que foi o primeiro peão a ganhar um milhão de reais, em competições.
Em Icém-SP, a equipe visitou a fazenda do dono de uma das maiores companhias de rodeio, Paulo Emílio – dono do lendário touro Bandido e de um dos melhores da atualidade, o Agressivo.
Na fazenda, através de imagens, foram esclarecidos boatos sobre o sedém. “Esse animal, se sentir dor ele não pula. O atleta entra em campo, se tiver com dor muscular ele não vai jogar bem, a mesma coisa é com um touro desses”, explicou o dono dos animais mais temidos dos rodeios, que falou também sobre a importância de um bom condicionamento físico e alimentação balanceada dos animais. Mostraram também o cuidado que é tomado durante o transporte desses animais até os rodeios. “O animal tem que chegar inteiro, sem dor, sem tá machucado, igual time de futebol”, esclarece Paulo Emílio.
A matéria mostrou o diretor de arbitragem Paulo Crimber, explicando algumas regras de montaria que devem ser obedecidas pelo peão e pelo touro, o trabalho dos Salva-vidas dando como exemplo Lucas Belli Teodoro, e a amazona Keyla Polizello – atleta recordista em títulos na categoria três tambores – que foi capa da Playboy aos 18 anos.

Finalizando, a reportagem fala sobre rainhas de rodeio e trouxe Munhoz & Mariano, Chitãozinho & Xororó e Pedro Leonardo falando sobre a música sertaneja de raiz e universitária.