sexta-feira, 7 de junho de 2013

Como fazer um manejo alimentar adequado para cavalos


Visando a diminuição de cólicas - os veterinários dão algumas dicas - que tomando precauções quanto à alimentação reduzem os sintomas e a quantidade de cólicas nos cavalos. “Lembrando que eles têm o estômago pequeno, a sua alimentação deve ser fracionada em pelo menos 3 vezes ao dia (não dar mais de 3kg de concentrado por fração). Se for possível, soltar em piquetes. O animal deve ter água limpa 24 horas por dia e ele não deve ser montar logo em seguida a refeição”, recomendam.
Segundo eles, caso haja troca da ração ou grão por outro, ela deve ser gradativa. “Devemos lembrar que a superalimentação pode ser bastante prejudicial. O volumoso (feno ou alfafa) deve corresponder 70% da alimentação diária. Pode ser deixado, pequenos volumes de volumoso na baia durante o dia e uma quantidade maior durante a noite. Assim, o cavalo ‘terá o que fazer’ durante mais tempo na sua clausura, evitando comportamentos inadequados como: comer esterco, chupar ar ou ficar se balançando”, complementam.
Dentes
Os veterinários também recomendam examinar os dentes do animal, pois possuem um crescimento contínuo de seus dentes, podendo gerar problemas na arcada dentária como fraturas, ganchos, pontas, má oclusão (prognatas ou ágnatas), infecções, cáries e outros. E uma má mastigação, pode resultar em pior absorção, perda de peso, rendimento, dor e cólica.

“Também é muito importante que a vermifugação seja feita a cada dois meses, trocando o seu principio ativo. No dia de provas, o cuidado no seu manejo alimentar deve ser redobrado, pois, junta o fator estresse, modificação na rotina e cansaço físico. Por isso, o tratador deve ficar atento aos horários de alimentação e verificar se o animal está tomando bastante água”, acrescentaram.