terça-feira, 4 de junho de 2013

Montaria em Touro é atividade física para peões de rodeio


Foto: Leandro Gasparetti

Guilherme Marchi fazendo alongamento antes do Rodeio


Durante muito tempo o rodeio foi contestado como esporte - pelo modo de vida dos seus competidores - já que muitos peões viviam sem priorizar a rotina de atleta, contribuindo para a propagação dessa imagem.
Hoje é um esporte reconhecido e em expansão, conquistando um número crescente de adeptos. Juntamente com esse crescimento veio à tecnologia na estrutura do esporte, como acontece com o futebol, atletismo, vôlei, entre outros.
Com a evolução e a tecnologia a favor do esporte, os atletas do rodeio estão cada dia mais informados e conscientes da importância de um treinamento físico e atlético.
Os peões de alto nível estão buscando o auxílio da medicina esportiva e do conhecimento cientifico para uma melhor atuação. No entanto, a maioria, sobretudo em cidades pequenas, continua treinando sem o acompanhamento e o devido cuidado com lesões.
Para o Prof.º Américo Marcelino Teodoro, profissional de educação física, com várias especializações na fisiologia do exercício pela Universidade Federal do Paraná - UFPR, o atleta do rodeio deve seguir um treinamento rígido, evitando excessos. “Não adianta o peão treinar por conta própria nos sítios, como era antigamente, para se manter em alto nível é necessário um trabalho de força, velocidade e explosão”, afirma Américo.
Segundo o professor o método antigo de treino para ser peão, pode gerar sérios problemas “Muitos se destacam na raça e com muitas lesões, mas é perigoso se as lesões não forem tratadas, pois vão se agravando até se tornarem crônicas, o que pode afetar diretamente na carreira do peão, impedindo de atingir o seu rendimento máximo” explica.
Como no futebol, os peões também devem fazer a pré-temporada, fazendo planejamento dentro do calendário anual das competições, enfatizando os três ciclos (micro-ciclo, meso-ciclo e macro-ciclo).
Além dos exercícios físicos, táticos e técnicos os atletas que estiverem com disposição devem fazer exercícios mentais, como “yoga” ou “tai-chi-chuan”, que irá de encontro ao equilíbrio psicossomático (mente, corpo e espírito).

Ao finalizar ele destaca a importância de conhecer a procedência do profissional que lhe dará assistência nos treinamentos, é dele a responsabilidade de conduzir da melhor maneira a adaptação do corpo nesse processo. “Muitos profissionais não possuem conhecimento para isso, apenas se concentram na modelagem do corpo e na ingestão de anabolizantes, o que futuramente trará sérios problemas”.