quarta-feira, 5 de junho de 2013

Manejo Geral em Cavalo



Cuidar de um cavalo é uma atividade que requer grande responsabilidade. Uma boa solução para o animal é passar parte do dia ao ar livre, andando pelo pasto e fazendo atividade física, indiretamente, e outra parte do dia no estábulo; assim, o animal torna-se mais fácil de montar.
Deixar o cavalo sempre ao ar livre é uma possibilidade, mas será necessário ter uma pastagem abundante, uma fonte de água fresca e abrigo contra o mau tempo e insetos de verão. Nestas condições deve ser dado ao cavalo um complemento alimentar, pois apenas a pastagem não é suficiente para manter o cavalo em forma.
Outra possibilidade é o cavalo ficar no estábulo, onde será preciso evitar o tédio, já que o cavalo não estará em seu ambiente natural e também é essencial que o tratador entenda a psicologia do cavalo.
Manter um cavalo a Penso:
O penso ou pensão é a alternativa para quem não pode ter os cavalos em casa, para isso é necessário encontrar um centro onde tratem de cavalos e onde haja pessoal experiente. Existem cinco sistemas de penso:
- O penso completo, em que se paga a alguém para fazer tudo o que for necessário inclusive o exercício de que o animal necessita;
- O faça você mesmo, onde o trabalho é feito pelo proprietário;
- A pastagem, que é indicada para cavalos que vivam todo o ano ao ar livre;
- O repartido que é o ideal para o proprietário manter o contato com o cavalo, pois parte do trabalho é feito por ele e a outra metade pelo centro;
- O sistema em trabalho, em que o cavalo é utilizado, por exemplo, numa escola de equitação.

Amanhã, falaremos mais sobre manejo com cavalos.