segunda-feira, 10 de junho de 2013

Capacete e colete podem ser obrigatórios em montarias de cavalos no MT



Um projeto de Lei visa tornar obrigatório, no Estado de Mato Grosso, que os peões de rodeios usem capacete e colete protetor de tórax durante as provas de montarias.
O projeto queria definir ainda, que os equipamentos fossem obrigatoriamente fornecidos pelos organizadores das festas, medida esta que não foi aceita pela Comissão de Trabalho, Administração e Serviço Público da Assembléia Legislativa.
Tendo sido retirado esse artigo (2º) do tal projeto, o mesmo tramita agora apenas visando tornar obrigatório o uso dos equipamentos. “O capacete e o colete protetor de tórax são itens de proteção, de permanente e rigorosa necessidade para os peões de rodeio. Mais do que isso: são ferramentas de proteção no trabalho e, como tal, entendo que devem acompanhar continuamente esses profissionais rodeios afora”, explicou o parlamentar autor do projeto.
Admirador desse esporte, o deputado sempre sustentou que a preservação da vida e da saúde dos peões, e o merecido reconhecimento desses artistas devem estar acima da beleza plástica do espetáculo.
Os circuitos realizados pela Federação Mato-grossense de Rodeio já adotam práticas preventivas como renovação das normas de segurança, uso de bafômetro para evitar que cowboys participem das provas logo após ingerir bebida alcoólica e reforço na contratação de salva-vidas para a arena durante as provas.
Segundo a assessoria da federação, o Circuito Mato-grossense de Rodeio também oferece alojamento, seguro de vida, alimentação, roseta padrão, uniforme e treinamento para os peões. Além disso, nessas ocasiões um veterinário acompanha bois e cavalos, e o tratamento inclui a observação rigorosa da Lei de Proteção aos Animais.

Com a intervenção da comissão, a expectativa de Wagner Ramos é que o PL 599 receba dela parecer favorável e entre em pauta para a primeira votação em plenário.