segunda-feira, 27 de janeiro de 2014

Além dos oito segundos, o retrato do rodeio pelo jornalismo


O livro Além dos oito segundos é o resultado de um trabalho de conclusão do curso de jornalismo da Universidade Estadual Paulista (Unesp), produzido pelos alunos Alisson Lopes e Thais Perregil. Com esse produto jornalístico, a intenção é de fazer um panorama da história do rodeio no Brasil, com foco para a montaria em touros, trazendo os principais fatos que constituíram essa trajetória, ilustrando as transições e os fatores que colaboraram para as transformações da festa, desde sua criação até os dias atuais.
O rodeio é um evento de relevância cultural no Brasil, mas não tem sua história oficialmente documentada. A obra Além dos oito segundos visa contribuir para essa documentação, além de apresentar o rodeio para aqueles que possuem pouco contato com o tema.
A obra foi produzida entre fevereiro de 2013 e janeiro de 2014 e para sua composição os autores acompanharam as festas de rodeio das cidades de Colorado (PR), Bilac (SP), Ribeirão Preto (SP), Jaguariúna (SP), Palestina (SP), Paulo de Faria (SP), Guaxupé (MG), Promissão (SP), Barretos (SP) e Las Vegas (Nevada – Estados Unidos).
Em sua estrutura, além do histórico do evento, também são traçados os perfis dos principais personagens que compõem uma festa do peão, o que oferece ao leitor uma ampla gama de conhecimento sobre o tema e possibilita a ele interpretar o que de fato representa o rodeio para a cultura nacional. O livro é composto pelos relatos de experiências dos mais de cinquenta entrevistados, que são pessoas que participam ou participaram do mundo do rodeio como ex-peões, comentaristas, fundadores de festas, organizadores e locutores, por exemplo, o que traz mais veracidade para a reportagem. Foram escutados os mais variados lados das histórias para que o leitor possa ter uma visão global desse evento cultural e esportivo.

Além disso, a obra traz diversas fotografias doadas de arquivos pessoais dos entrevistados ou por fotógrafos profissionais. Há também, depois dos quatro primeiros capítulos, ensaios fotográficos com quatro imagens cada, que resumem os temas tratados anteriormente. Nasce assim, Além dos oito segundos.