quarta-feira, 21 de novembro de 2012

PBR Brasil adere à campanha contra DSTs

A PBR (Professional Bull Riders) Brasil, em Parceria com o Ministério da Saúde, aderiu à campanha estadual de prevenção às DSTs /HIV/AIDS e Hepatites Virais durante a final do Brahma Super Bull PBR, entre os dias 22 e 25 de novembro, na cidade de Americana. Nos dias do evento serão distribuídos preservativos e folhetos com orientações sobre as doenças e como preveni-las, bem como os locais onde os testes podem ser feitos.

“O campeonato reúne um grande número de pessoas adolescentes, jovens, adultos que consideramos sexualmente ativos, e na grande maioria vulneráveis a infecção pelo HIV. É um momento importante para divulgarmos e oferecermos os nossos serviços”, diz Marinilze Giubbina, Coordenadora do Programa Municipal DST/HIV/AIDS, da Prefeitura de Americana.

Para o presidente da PBR Brasil, Flávio Junqueira, a divulgação deste tipo de campanha em um evento esportivo, como a final do Brahma Super Bull PBR em Americana, colabora com o bem-estar da população. “É importante que todos saibam dos perigos e também quais as maneiras de se precaver”, explica.

Atletas como Edevaldo Ferreira, atual campeão nacional, e Silvano Alves, bicampeão mundial de montaria em touro, fazem parte da campanha. “Nossos atletas aderiram também à campanha de conscientização”, diz Flávio Junqueira. Durante a campanha, serão divulgadas ações com a imagem dos atletas.

“Todos deveriam avaliar se em algum momento se colocou em alguma situação de risco e procurar os serviços que oferecem aconselhamento e os exames para detecção dessas doenças. Com o apoio da PBR Brasil e dos seus atletas, do ICDH, da Prefeitura de Americana e do Ministério da Saúde, podemos atingir um número ainda maior de pessoas”, diz Marinilze.

A campanha

Entre os dias 22 de novembro e 1º de dezembro – Dia Mundial da Luta contra a AIDS, Americana promove a campanha Fique Sabendo com o objetivo de estimular o diagnóstico precoce do HIV. O Fique Sabendo pretende também fazer testes em pessoas que nunca realizaram o procedimento seja adolescente ou adulto.

“A ideia é estimular ainda mais o diagnóstico precoce do HIV. Americana é privilegiada porque tem o CTA Itinerante que há mais de um ano percorre os bairros da cidade para fazer o teste e, na edição deste ano do Fique Sabendo, o posto móvel de coleta de exames vai auxiliar na ação percorrendo dez locais”, diz Marinilze. O CTA (Centro de Testagem e Aconselhamento) Itinerante tem realizado uma média de 60 exames de HIV por mês.

O CTA é um serviço de saúde disponível a todos que desejam saber mais sobre as doenças sexualmente transmissíveis e realizar exames. Os atendimentos e os testes são realizados de forma sigilosa e gratuita e os resultados são entregues no prazo de 15 a 20 dias.