O veterano Nilton de Donizete (45 anos), de Guarantã (SP), venceu a 37ª Festa do Peão de Promissão (451 quilômetros de São Paulo) na modalidade cutiano (montaria em cavalos). Com a vitória, o competidor obteve a chance de brigar pelo único título que ainda não tem: o de campeão em Barretos.
"Fiquei três vezes com o segundo lugar e fui nove vezes finalista. Esse ano vai dar certo, estou confiante", disse sobre a oportunidade de participar do rodeio paulista.
A disputa na final ganhou uma dose a mais de adrenalina quando o comentarista Emilio Carlos dos Santos, o Kaká de Barretos, membro da diretoria de Os Independentes (responsáveis pela organização do maior rodeio do Brasil), anunciou que o campeão da etapa garantiria vaga para Barretos.
A vitória só foi definida na última montaria. Após montar o touro Cidade Alerta, da Cia Neto Castilho, Donizete marcou 86 pontos. No total, somou 336,25 pontos, suficientes para garantir a primeira posição. "O cara que falar que não tem medo, que não sente um frio na barriga na hora de montar na final é um mentiroso", disse quando perguntando se a experiência ajudava a vencer o medo.
"Barretos não dá convite mais para peão de minha idade, então, estou muito feliz por esta oportunidade e não quero desperdiça-la", afirmou. "Tuquinha", como é conhecido, já ganhou 70 motos, 29 carros e 3 caminhonetes.
Gilberto Lopes, de Getulina (SP), ficou com a segunda posição. Na final, montou Festival, da Cia Adauto Mazo, e totalizou 335 pontos. Em terceiro lugar, Antônio Calheiro de Moraes, de Aparecida do Tabuado (MS), somou 333 pontos.