segunda-feira, 4 de fevereiro de 2013


Rodeio Crioulo lota Parque da Fejão

O Parque da Fejão, em Sobradinho, ficou pequeno diante do grande número de participantes e visitantes da 29ª edição do Rodeio Crioulo Estadual do CTG Galpão da Estância, Sobradinho, que iniciou na sexta, dia 25, e encerrou no domingo, 27. Os três dias de evento, com tempo bom, favoreceram para a programação que atraiu centenas de pessoas. Ao todo 67 equipes se inscreveram para participar  do Rodeio, número inferior ao do ano passado, que somava pontos. Segundo o patrão Delci Kroth, o “Sapinho”, as arquibancadas estiveram lotadas todos os dias, principalmente no domingo, sem contar a circulação por todo parque e no lonão. A estimativa é de que aproximadamente 4 mil pessoas circularam pelo local nos três dias de competições.
Kroth diz que foi um excelente Rodeio de se trabalhar e tudo saiu conforme planejado. A troca de horário da realização da prova Volta de Laço Patrão, Capataz, Veterano e Vaqueano, que ocorreu sábado pela manhã, foi elogiada pelos participantes. “Claro que tivemos alguns posicionamentos contra, mas é questão de costume, a grande maioria aprovou”, afirma o patrão. Mas a prova que mais atraiu o público e arrancou muitos risos foi a Laço Índio realizada pela primeira vez em Sobradinho. A prova consiste da seguinte maneira, o peão, na primeira armada, monta o cavalo em pelo apenas com o freio. Na segunda armada só com o tento no pescoço do cavalo e na terceira é sem nada e se segura onde puder e conseguir. E foi a última armada que garantiu o sucesso da prova.
Participaram desta modalidade de competição 23 integrantes e conforme o patrão na última ninguém lembrou de laçar o boi só de tentar se manter no cavalo. O parque virou uma cidade tradicionalista com pessoas vindas de todos os cantos do Estado. Além das provas campeiras houve ainda a final da Garota Jacuí FM, animada pela Banda Flor da Serra. Que consagrou a candidata de Arroio do Tigre Rosana Maria Hencker. Foram distribuídos mais de R$ 3 mil em premiações além de troféus. E para encerrar domingo teve fandango ao som de gaitaço.