quinta-feira, 27 de setembro de 2012

Expô 2012 deve gerar R$ 2 mi em negócios
Mais de mil animais entre bovinos, ovinos e equinos, de várias raças, estarão participando da feira.

A 51ª Expo Rio Preto, que será realizada na cidade entre os dias 04 e 14 de outubro no Recinto de Exposições, deve movimentar cerca de 2 milhões de reais em negócios no setor agropecuário. Ao todo, mais de mil animais estarão expostos na feira para o julgamento e a comercialização durante o evento.
A grade de julgamentos de raças já está definida. Entre os bovinos, serão avaliadas as raças Angus, Gir leiteiro, Girolando, Guzerá, Holandês, Nelore, Nelore mocho, Sindi e Tabapuã.
Entre os ovinos, a feira contará com animais da raça Santa Inês, Suffolk, White Dorper, Dorper e Ilê de France. Dentre os equinos a única raça presente será a Mangalarga.
A exposição de bovinos acontecerá em dois turnos. As raças Nelore, Nelore mocho e Tabapuã serão apresentados entre os dias 04 e 07 de outubro. As demais poderão ser visitadas a partir do dia 09.
Um dos grandes destaques prometidos para a feira é a Musla Fizi, uma vaca da raça Tabapuã que vale cerca de 500 mil reais e é considerada a mais cara do ranking atualmente. Animais Girolando, Gir leiteiro e Holandês, além dos julgamentos estarão em avaliação pela capacidade de produção de leite e participarão do 1º Leilão de Gado Leiteiro, que será realizado no dia 13 de outubro.
Na categoria Equinos, a Expo Rio Preto 2012 receberá a primeira etapa da nova temporada da Exposição de cavalos Mangalarga. Uma média de 20 criadores apresentarão na feira os mais caros e melhores potros e adultos do país. "Em média, os valores ultrapassam a casa de R$ 100 mil", avalia Luiz Roberto Ramos, diretor da Comissão de Equinos e membro da Associação Brasileira de Criadores de Cavalo da Raça Mangalarga.
Além dos leilões e julgamentos, a feira deste ano ainda contará com cursos e seminários ministrados pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar) para os agricultores e criadores da região. Estes cursos e seminários apresentarão informações sobre o mercado e instruções que vão desde o processamento do leite até o controle de pragas e doenças.

Confira abaixo a grade das atrações musicais:


Dia 04/10 (Quinta Feira) - João Vitor & Ricardo
Dia 05/10 (Sexta Feira) - Fernando & Sorocaba
Dia 06/10 (Sábado) - Latino / Thaeme & Thiago
Dia 11/10 (Quinta-Feira) - João Bosco & Vinicius
Dia 12/10 (Sexta Feira) - Cristiano Araujo
Dia 13/10 (Sábado) - João Carreiro & Capataz.

Foto: Divulgação